Uesc discute parcerias com universidade chilenas
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) recebeu a visita dos professores Mario Díaz Dosque, da Universidade do Chile, e Daiana Nascimento dos Santos, da Universidad de Playa Ancha, também no Chile.
Na Uesc, os docentes estiveram reunidos com os professores doutores Ticiana Zanon Moura, assessora de Relações Internacionais; Alexandre Schiavetti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Luiz Carlos Salay, do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (Procimm); e Élida Paulino, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGL).
O professor Mario Díaz Dosque tem doutorado em Ciências da Engenharia com menção em Ciências dos Materiais, tendo como linha de pesquisa: Biomineralização y Biomateriais; Materiais para aplicações dentais; Modificação de biopolímeros, bio-nanomateriais e produtos naturais. Com ele, foi levantada a possibilidade de cooperação na sua área de atuação, que possui grande aderência ao Procimm, bem como a outros programas da Uesc. Coube ao prof. Luiz Carlos Salay apresentar ao visitante os laboratórios e realizar reuniões técnicas junto com demais docentes do Programa para identificação de possibilidades de diálogo em pesquisas, bem como recebimento de estudantes para o período sanduíche.
Já Daiana Nascimento dos Santos, doutora em Estudos Americanos, Menção, Pensamento e Cultura, é graduada em Letras pela Uesc e mantém relação estreita com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). No Chile, ela é coordenadora da Cátedra Fernão de Magalhães, vinculada ao Instituto Camões de Portugal. Na visita à Uesc, ela proferiu palestra com o tema: “Água e Literatura: desafios atuais na América Latina e na África”.